empreendedor feliz

Por mais que um empreendedor ame seu negócio, o estresse, as longas jornadas de trabalho e um conjunto de preocupações podem deixá-lo desanimado com o trabalho. “Passamos tempo demais trabalhando para não sermos felizes com o que fazemos”, diz Beth Thomas, autora do livro “Powered by Happy: How to Get and Stay Happy at Work” (“Energizado pela Felicidade: Como se Tornar e Ficar Feliz no Trabalho”). Ser infeliz no trabalho não só afeta o seu humor como também atrapalha a sua produtividade, o que pode ter efeitos negativos sobre o faturamento da sua empresa.

Lisa Evans, jornalista do blog The Daily Dose, do site entrepreneur.com, oferece cinco dicas de Beth Thomas para você trazer mais alegria ao seu trabalho e aumentar o sucesso da sua empresa.

1. Fique no presente. “Muitos dos nossos pensamentos negativos vêm de preocupações acerca de situações que talvez nem aconteçam”, diz Beth. É fato que empreendedores têm que fazer planos de contingência com frequência. Porém, pensar constantemente no pior que pode acontecer é estressante para o seu corpo e a sua mente e drena recursos pessoais que poderiam ser usados de forma mais produtiva.

“A melhor maneira de lidar com pensamentos negativos é separar a ficção do fato”, afirma Beth. Por isso, na próxima vez em que você se encontrar de frente com um pensamento negativo, analise a situação e se pergunte se você está reagindo a uma situação real ou imaginada.

2. Pense positivamente. Transformar pensamentos negativos em positivos pode ajudá-lo a melhorar o seu humor e a sua mentalidade. “Toda vez que um pensamento negativo entrar na sua cabeça, pare e pense em algo positivo,” diz Beth. Faça isso por algumas semanas e você notará rapidamente a criação de um novo hábito que irá aumentar a sua felicidade, não só no trabalho como na vida pessoal.

3. Ajude os outros. Há várias maneiras de prestar apoio – você pode se envolver em atividades filantrópicas ou ajudar os seus funcionários a melhorar em seus trabalhos. Beth conta que a generosidade é o segredo da felicidade duradoura. “A felicidade no trabalho não está no que você conquista sozinho. Não está em ficar bem na fita, e sim em fazer com que todos da sua equipe melhorem o empenho.”

Algo que pode contribuir para a felicidade de todos no ambiente de trabalho é designar tutores – colaboradores experientes que aconselham trabalhadores mais juniores. Outra opção é envolver os funcionários em alguma atividade caridosa.

4. Dê um tempo. Apesar de empreendedores serem motivados por estresse positivo, que tende a ser motivador, é importante reconhecer quando o seu corpo e a sua mente precisam de um descanso. “Mesmo que você goste do seu trabalho, o estresse pode ser maçante ao ponto de te deixar infeliz”, diz Beth. Tire alguns dias para você ou então ache alguma maneira de se descontrair depois do horário de trabalho ou nos fins de semana. Assim, você conseguirá descansar a sua mente, se divertir e se rejuvenescer.

5. Pratique a gratidão. A felicidade vem principalmente do reconhecimento e apreciação pelo que você já tem. Antes de começar a trabalhar, pense em cinco coisas pelas quais você sente gratidão. Faça a mesma coisa antes de encerrar o expediente. Assim, você treina o seu cérebro para pensar de forma positiva.

Fonte: Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios 

Últimas Notícias

Contato

Travessa dos Leões, 25, Sala 201 - Centro - Guanhães - MG

(33)3421-1980

contato@acigguanhaes.com.br

Compartilhe

FacebookTwitterLinkedin

Coloque seu usuário e senha para ter acesso ao painel administrativo