produto

Não é fácil ser novato. Melhorar a imagem de uma marca nova sempre foi um desafio. Como hoje em dia os clientes preferem produtos reconhecidos, testados e aprovados, precisamos de inteligência, criatividade e persistência para popularizar um novo negócio. Mas o que é uma marca? É uma promessa que você faz aos seus clientes. É a ligação que os torna fiéis a um produto ou empresa. É a maneira como você se destaca dos concorrentes e ganha clientes.

Para fazer os clientes notarem a sua marca rapidamente e sem gastar muito, você precisa de foco. Não corra atrás de clientes grandes ou pouco prováveis logo de cara. Não desperdice tempo e dinheiro enviando mensagens cheias de informações misturadas. Seja simples. Suas propagandas têm que ter uma boa combinação de logotipo, cores e frases.
Por isso, veja essas estratégias de marca que usam bem o dinheiro investido:

1. Entre na cabeça do cliente

É muito importante que você pesquise os seus clientes. Provavelmente você já sabe alguma coisa sobre eles, como renda e idade. Isso é bom, mas não é o suficiente. Você precisa descobrir o que vai levar as pessoas a comprarem. Assim, poderá criar a mensagem certa para elas. “Qual necessidade do cliente você vai atender?”. Quando você souber isso, será fácil conseguir o que quer.

2. Consiga os parceiros certos

Especialistas e outras pessoas que podem dar apoio aos seus negócios são investidores, celebridades ou especialistas em informática, por exemplo. Se você investiu em conhecer seus clientes, escolher a personalidade que vai aumentar o burburinho em torno da sua marca fica fácil. O mais difícil pode ser falar com essas pessoas.

Talvez você precise de especialistas em marketing para isso, uma ideia é oferecer alguns exemplares de seu produto ou participar de eventos com este público e dar brindes. É possível que a celebridade goste do seu produto e utilize-o, um profissional de marketing saberá utilizar isso a seu favor. É uma estratégia difícil, mas com potencial de alcançar bom público.

3. Chame a atenção de clientes importantes

Descubra os seminários e feiras que atraem os clientes mais importantes que você quer conquistar. Depois, invista em um estande atraente. Ou participe de treinamentos e contrate uma boa equipe para criar apresentações dignas de virarem notícia. Ou contrate uma empresa de marketing para criar uma maneira marcante de mostrar o seu produto. É importante causar uma boa impressão nas feiras de grande importância.

Quando a empresária Robin Blum abriu a empresa In My Book, que vende cartões para datas especiais que também se transformam em marcadores de páginas, ela enfrentou um desafio: sua ideia era nova para as pessoas. Como os clientes que ela queria conquistar eram livrarias e papelarias, Blim decidiu participar das duas feiras mais conhecidas dessas áreas. Ela também enviou amostras grátis e textos literários para todas as revistas e jornais de editoras, bibliotecas e lojas de presentes que pôde encontrar.

Como resposta, a mídia falou bem dos seus produtos. Além disso, Robin colocou uma grande pintura como cenário do seu estande e ele ficou parecido com uma livraria antiga. Assim, o estande virou parada obrigatória para os participantes da feira – ou seja, ela inovou e foi diferente dos demais expositores. Ela diz que todo esse esforço deu ótimos resultados, mas não tantas vendas, pois isso leva tempo. Muitas vezes a participação em eventos é muito mais uma ação de relacionamento do que de vendas.

4. Contrate uma assessoria de imprensa

Seus produtos não têm que deixar as pessoas mais bonitas imediatamente, garantir perda de peso ou prometer juventude eterna para ter atenção da mídia. Digamos que você crie um aparelho para exames médicos. Certamente não é um produto atraente para o grande público. Mas o assessor de imprensa vai divulgá-lo aos jornalistas de revistas médicas. Isso pode gerar encomendas vindas de hospitais e centros médicos e também vai atrair investidores e parceiros.

Na verdade, existem muitos veículos de comunicação pequenos que podem ajudar as empresas. No entanto, você pode aproveitar uma assessoria de imprensa, que tem experiência e fará o trabalho de conseguir um espaço na mídia. Essa foi a lição aprendida pelo empresário Jamey Bennett, que já teve sua própria empresa, mas a vendeu para o seu sócio. Depois de um tempo trabalhando em casa para uma empresa de investimentos, ele decidiu abrir outro negócio.

A mais recente empresa de Jamey, a LightWedge, vende uma inovadora luz para leitura. Você segura a luz atrás da página e lê através dela. Ele começou a vender luzes como essa por 35 dólares há alguns anos e afirma que ganhou um milhão de dólares em seis meses. “Usei uma agência de assessoria de imprensa só para espalhar a notícia por aí”, diz Jamey. Ele gostou muito do resultado do trabalho.

Além disso, ele diz que usa essa estratégia para explorar outras áreas do mercado por meio das publicações comerciais. Jamey pergunta a todos os clientes como eles usam a luz e se conhecem mais alguém que esteja interessado nela. Assim, ele descobriu o mercado da astronomia. Um astrônomo comprou a luz para conseguir ler gráficos sem bloquear a luz das estrelas. Da mesma forma, a equipe de assessoria de imprensa coloca reportagens em publicações sobre navegação, veleiros e aviação.

Uma boa assessoria de imprensa consegue deixar os editores interessados no seu produto. Jamey aconselha os empresários a escolherem uma agência pequena para que eles se tornem os clientes mais importantes dela. Entreviste algumas agências antes de fechar o contrato.

O burburinho e a propaganda boca a boca são formas baratas e eficazes de espalhar sua mensagem. Descubra como fazer os clientes falarem da sua marca. Assim, todos os clientes vão se tornar garotos-propaganda dela.

Fonte: Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios/ Edição Acig

Últimas Notícias

Contato

Travessa dos Leões, 25, Sala 201 - Centro - Guanhães - MG

(33)3421-1980

contato@acigguanhaes.com.br

Compartilhe

FacebookTwitterLinkedin

Coloque seu usuário e senha para ter acesso ao painel administrativo