como conciliar loja fisica e ecommerce

A relação entre e-commerce e redes de lojas físicas costuma ser conflitante, mas não precisa ser assim! Muitas redes de varejo gerenciam lojas virtuais como se fossem apenas uma versão online das lojas físicas, sem perceber que o comércio eletrônico tem características operacionais bem particulares.A relação entre e-commerce e redes de lojas físicas costuma ser conflitante, mas não precisa ser assim! Muitas redes de varejo gerenciam lojas virtuais como se fossem apenas uma versão online das lojas físicas, sem perceber que o comércio eletrônico tem características operacionais bem particulares.
Uma campanha de marketing bem estruturada pode fortalecer a marca em ambos os segmentos de mercado, te ajudando a conciliar sua loja física e seu e-commerce para que você alcance o sucesso!

Mensure o impacto das campanhas de marketing digital na loja física

Antes de mais nada, você precisa mensurar o quanto as campanhas de marketing online impactam os seus resultados off-line. Existem vários métodos relativamente simples para fazer isso. Você pode, por exemplo, criar uma campanha com cupons de desconto exclusivos para a loja virtual. Ao término da ação, registre a quantidade de cupons utilizados e você terá em mãos o número de conversões da sua campanha.
Se o seu negócio é local, com volume diário de clientes pequeno ou médio, você pode fazer uma simples pesquisa e perguntá-los como conheceram a sua marca. Depois, é só cruzar com os dados sobre investimentos nas campanhas online e tirar suas conclusões.

Atente para as diferenças entre os segmentos na campanha de marketing

Um erro de abordagem muito comum entre as empresas é subordinar o e-commerce às redes de lojas físicas, ignorando os aspectos particulares das vendas online. Isso resulta num crescimento mais lento em relação às lojas unicamente virtuais, que já representam 60% do comércio eletrônico brasileiro.
Logo, se as plataformas são diferentes, é lógico que as campanhas de marketing devem ser executadas considerando essa diferença! Ainda que as lojas físicas sejam os canais de maior relevância em sua receita, não deixe de considerar o marketing online como um aliado importante na expansão dos seus negócios.
Com estratégias de marketing bem definidas, o e-commerce pode contribuir muito na conquista e fidelização de novos clientes e ainda ajudar a consolidar o nome da sua marca no mercado.

Marque presença nas redes sociais

O povo brasileiro é um dos que consome mais tempo no uso de redes sociais em todo o mundo. Mesmo que seu objetivo seja ampliar as vendas na sua loja física, seu público-alvo certamente está na internet. Então, tire proveito disso!
Ações de marketing online bem planejadas têm ligação direta com a consolidação do nome e da reputação da sua marca entre a clientela. As possibilidades incluem desde a manutenção de canais de comunicação que vão incentivar a familiarização do seu cliente até criação de conteúdo original.
Se sua empresa atua no mercado de vestuário, por que não manter um blog com conteúdo informativo voltado para os clientes mais curiosos? Dessa forma, além de contribuir com o engajamento da clientela, você ainda mostra que sabe do que está falando.

Mantenha-se aberto a mudanças

Se você procura bons resultados nas campanhas de marketing, é importante pensar para além do clichê: experimente diferentes mídias e abordagens, observe o que as campanhas de sucesso têm em comum e descarte os velhos métodos ineficazes que você só mantém por conveniência.
Na pior das hipóteses, sua experiência vai servir de aprendizado!
Com a maior facilidade de acesso à internet e popularização dos dispositivos móveis (celulares, tablets etc.) no Brasil, não há dúvidas de que mais empresas vão conciliar os canais de venda online e offline a médio e longo prazo.

Seguindo essas dicas, ficará bem mais fácil inserir a sua empresa nesse cenário.

Fonte: Canal Shopping 3.0/ Edição: Acig

Últimas Notícias

Contato

Rua Doutor Odilon Behrens, 205 - Centro - Guanhães - MG

(33)3421-1980

contato@acigguanhaes.com.br

Compartilhe

FacebookTwitterLinkedin

Coloque seu usuário e senha para ter acesso ao painel administrativo